FAQ

1 – O que é a USE?
R: A União das Sociedades Espíritas é um órgão de unificação da Doutrina Espírita e tem como
principais objetivos: unir as instituições espíritas; manter a divulgação doutrinária conforme a base encontrada nas obras fundamentais; difundir o Espiritismo nos aspectos filosófico, científico e religioso; por fim, realizar atividades que não possam ser realizados individualmente pelas instituições Espíritas.

 

2 – Quais os níveis de atuação da USE?
R: Ela existe em nível Municipal (ou Intermunicipal), Regional, Estadual e Federal (neste caso, o Conselho Federativo Nacional ligado à Federação Espírita Brasileira).

 

3 – A USE interfere nas Casas Espíritas?
R: Por ser um órgão de unificação do movimento Espírita, a USE não é órgão fiscalizador e, por isso, não interfere no funcionamento das Casas Espíritas. Sua função é de auxiliar, amparar e colaborar com as Casas.

 

4 – E a USE Campinas?
R: De forma correta: USE Intermunicipal de Campinas, pois congrega algumas cidades da região, sendo devidamente cadastrada junto à USE do Estado de São Paulo que, por sua vez, é filiada à FEB.

 

5 – O que é a USE Regional?
R: O Estado é dividido em 24(vinte e quatro) regiões para melhor execução do trabalho. A da nossa região é formada por Campinas, Indaiatuba, Salto e Itu.

 

6 – Como é formada a USE Intermunicipal de Campinas?
R: A USE é formada pelo Conselho Deliberativo (CD). A USE não representa pessoas físicas e sim pessoas jurídicas. Portanto, as Casas Espíritas interessadas em serem representadas pela USE precisam indicar, formalmente, seus representantes para as reuniões. Dessa forma, o Conselho Deliberativo é a reunião dos representantes das Casas Espíritas.

 

7 – O que compete ao Conselho Deliberativo?
R: Dentre outras questões, deliberar sobre as atividades doutrinárias e administrativas da USE; eleger a Comissão Executiva; aprovar contas, relatórios e balanços; aprovar a proposta orçamentária e o plano de trabalho para cada exercício; etc.

 

8 – O que é e qual a função da Comissão Executiva da USE?
R: De forma resumida é a Diretoria da USE. Nas eleições, que ocorrem a cada 03(três) anos, precisam ser adotadas algumas formalidades, quais sejam: as Casas precisam indicar seus representantes para formarem o Conselho Deliberativo; em seguida, dos membros desse Conselho, é eleita a Comissão Executiva (Diretoria).

 

9 – E para a USE Regional e Estadual?
R: Após a eleição da Diretoria da USE Intermunicipal: 1) Indicar 01(um) representante efetivo e 02(dois) suplentes para comporem o Conselho Deliberativo Estadual. Também indicar 02(dois) representantes efetivos e 02(dois) suplentes para comporem o Conselho Deliberativo Regional; 2) O CD da Regional deve indicar 01(um) representante efetivo e 01(um) suplente para que possam compor o Conselho de Administração da USE Estadual; 3) Por fim, a USE Estadual convocará o Conselho Deliberativo Estadual e o Conselho de Administração para eleição da Comissão Executiva Estadual (Diretoria).

 

10 – Para que servem os Departamentos da USE Intermunicipal?
R: Devidamente compostos por representantes das Casas Espiritas, sendo mantidos e organizados pela Comissão Executiva (Diretoria), são necessários ao desenvolvimento de atividades doutrinárias e sociais.

 

11 – Quais são os Departamentos existentes?
R: O Estatuto da USE prevê os seguintes: Comunicação, Ensino, Assistência Espiritual, Educação e Família, Eventos, Mocidade, Jurídico, Livro, Artes, Promoção Social, Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE).

 

12 – Quando podem ser indicados representantes para o Conselho Deliberativo ou Departamentos?
R: A qualquer momento. Todavia, as indicações sempre devem ser renovadas quando da Eleição da USE, ou seja, a cada 03(três) anos.

 

13 – Quantos representantes a Casa Espírita poderá indicar?
R: O ideal é quem sejam 02(dois) representantes efetivos e 02(dois) suplentes.

 

14 – Pode-se fazer parte do Conselho Deliberativo sem ser indicado pela Casa Espírita?
R: Embora as reuniões da USE sejam abertas aos Dirigentes interessados (sendo garantido o direito de palavra), somente pode-se participar de quaisquer votações e/ou deliberações caso seja devidamente autorizado pela Casa do qual se é associado.

 

15 – Quando ocorrem essas reuniões do Conselho Deliberativo?
Ocorrem 06(seis) reuniões por ano, ou seja, a cada 60(sessenta) dias. Tais ocorrem aos sábados, das 15h – 17h30min (o calendário é disponibilizado no início de cada ano).

 

16 – Quantas Casas/Instituições Espíritas fazem parte atualmente da USE Intermunicipal de Campinas?
R: Em cadastro atualizado até janeiro/2019, 17(dezessete) Instituições integram oficialmente o Conselho Deliberativo. Todavia, existem cerca de 31(trinta e uma) Casas que frequentam regularmente as reuniões ou que recebem os informativos de atividades.

 

17 – Como obter maiores informações/esclarecimentos sobre as questões acima ou mesmo para fazer parte do Conselho Deliberativo?
R: Tudo poderá ser solicitado através do endereço eletrônico. Inclusive os modelos de documentos para composição do Conselho Deliberativo, caso exista interesse do dirigente da Casa Espírita.
Endereço de Email: usecampinas@usecampinas.com.br .